Para Quem Vê a Política do Lado de Fora.

Irão VS Iraque.

A Guerra Irão/Iraque foi um conflito militar entre o Irão e o Iraque entre 1980 e 1988. Foi o resultado de disputas políticas e territoriais entre ambos os países. Os Estados Unidos, cujo presidente era Ronald Reagen, apoiavam o Iraque.

Em 1980, o presidente Saddam Hussein, do Iraque, revogou um acordo que cedia ao Irão cerca de 518 quilômetros quadrados em troca da garantia de que o Irão cessaria a assistência militar à minoria curda no Iraque que lutava pela independência.


O Iraque também estava interessado na desestabilização do governo islâmico de Teerã e na anexação do Kuzestão, a província iraniana mais rica em petróleo.

No final da guerra houve um empate no qual não houveram quaisqueres alterações territoriais, o Iraque era apoiado pelos EUA, enquanto que o Irão era apoiado pela Siria e pela Libia. Sendo que o Iraque tinha mais armamento, o Irão enviava mulheres e crianças para a frente de ataque, apenas para que o Iraque gastasse munições, uma atitude triste na qual se perderam muitas vidas.

0 comentários:

Enviar um comentário