Para Quem Vê a Política do Lado de Fora.

John Sidney McCain, O Nobre, O Digno!


Em 26 de Outubro de 1967, quando tinha 31 anos e executava a sua missão número 23, o seu avião, foi derrubado por uma antiaérea sobre Hanói, aterrando de emergência num lago. Devido ao impacto McCain ficou ferido nas duas pernas e com um braço em muito mau estado. Estando inconsciente, foi rodeado por uma tropa norte-vietnamita, que o maltratou com golpes e pontapés, e lhe retirou as roupas, sendo depois de capturado torturado mais vezes pelos soldados, de tal modo que o seu pé esquerdo foi ferido com uma baioneta e o seu ombro foi deslocado com a culatra de uma espingarda. Foi trasladado para a prisão de Hoa Lo.

Chegado a "Hanoi Hilton", foi colocado numa cela e interrogado diariamente. Quando se recusou a dar qualquer tipo de informação aos seus captores, foi golpeado até à inconsciência.

O facto de o seu pai ser almirante e comandante chefe das forças dos EUA no Pacífico, fez com que o governo do Vietname do Norte tivesse uma boa oportunidade de propaganda, tendo-lhe oferecido uma libertação ao fim de um cativeiro curto, no caso de reconhecer ter cometido crimes de guerra. McCain, no entanto, recusou tratos de favor alegando que o código militar estabelece que os prisioneiros são liberados pela ordem em que foram capturados, o que significa que este grande homem preferiu ficar preso, torturado todos os dias, agredido, afim que os soldados que tinham sido capturados 1º que ele fossem libertados, preferiu isso, a que ele próprio fosse solto. Isto significou para ele cinco anos de prisão, com golpes e torturas no "Hanoi Hilton".

Dois metros por dois metros eram as medidas da cela na qual passou os primeiros dois anos e meio de cativeiro, em total isolamento. Suportou desde baionetadas nos tornozelos, e suspensões pelos pulsos que duravam horas. Quebraram-lhe de novo o braço esquerdo e várias costelas. Cinco anos depois, a 15 de Março de 1973 , já na fase final da guerra, foi posto em liberdade.


O que demonstra que este Senhor era um grande Senhor, com honra e dignidade, que deu a sua vida pelos EUA e por todos os soldados Americanos presos, um homem com dignidade que merece ser reconhecido.

Para mim, Senhor McCain, voce é um ídolo e um exemplo a seguir!

0 comentários:

Enviar um comentário